Reflexões de um psicomotricista

Uma visão do processo terapêutico e as suas implicações

Insónia

"Enquanto protelamos a vida passa por nós a correr." Séneca

Uma insónia não é ter a cabeça vazia, mas os pensamentos tão cheios que entre empurrões, puxões e pedidos de atenção, ocupam todo o espaço que o conforto exige ao dormir. O espaço fica em impasse, a cabeça em indecisão e nós que tanto desejamos a pausa merecida de um dia com o mesmo sentido, demoramos a abraçar o sono e a conseguir deixar o sonho sonhar-se.

No processo terapêutico, quando o sonho não chega, nem de noite, nem na forma de diurnas ideias brilhantes e insights certeiros para evoluir dos casos em que se torna difícil perceber onde começar e o que propor para conseguir chegar ao que priorizamos como próximo passo, a insónia é mais viva e o peso das decisões é mais duro que o dos passos dos carneirinhos. Por vezes, o processo terapêutico reveste-se de diferentes velocidades e se, em certos momentos, parece haver uma multiplicidade de saídas e caminhos por onde seguir, noutros, por mais experiência e “know-how” que se possa possuir, a realidade veste roupas modernas e aparece de tal forma mudada que soa a nova e nesse caso, a dificuldade de entender os “porquês” e, principalmente, de descobrir os “comos” é evidente e, assim, imprudente é quem não a comtempla.

A normalidade de aceitar as preocupações e o tempo de espera que as ideias precisam para se tornarem realidades é tão natural como compreender a diferença que a experiência, o saber e, acima de todas as coisas, a reflexão sobre o que se depara, pode fazer.

Não vejo como proibir o sonhar acordado, o ensaio racional intencional, o prazer pessoal de experimentar soluções não perdendo os objetivos das mesmas…o imperioso de não ficar zombificado na repetição inabalável de resoluções inúteis e vazias que não fazem ganhar nada e dão a perder tempo.

A favor das insónias de conteúdo acima do pensamento adormecido.

Pela defesa da profissão. Movimentem-se!

http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/ver-movimentos.aspx?m=1259

Apelo a uma discussão directa às questões levantadas no corpo da reflexão, lembrando que outras profissões passam por semelhante situação. Mostrem a vossa opinião neste espaço, para que a mesma possa ser partilhada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 10 de Abril de 2012 by in Uncategorized.

Navegação

%d bloggers like this: